Está aqui: Início / Sua vida

Quem é Elisabeth Bergeron?

Image principale
Nascida no dia 25 de maio de 1851, na paróquia da Apresentaçâo, Elisabeth Bergeron foi batizada nesse mesmo dia.


Com um coração excepcional para a sua idade, ela faz a sua primeira comunhão na primavera de 1859.  Influenciada pelo ambiente familiar cristão, ela abre facilmente seu coração ao amor de Jesus e dos pobres.  A os 14 anos, ela pede sua admissão na Casa das Irmãs da Caridade de São Jacinto. Recusada por causa da sua idade, ela resigna-se a acompanhar seus parentes, os quais nesse mesmo ano, 1865, devem se exilar nos Estados Unidos para resolver problemas financeiros.

De volta ao Quebec, cinco anos depois, Elisabeth fará muitas tentativas junto muitas Congregações sendo sempre recusada.  Ela não renunciou ao seu sonho.

Que surpresa quando Dom Louis-Zéphirin Moreau lhe pede para fundar uma comunidade de irmãs com a missão de ensinar.  Apesar da sua pouca instrução, ela aceita o convite na humildade e no abandono na Providência.

No dia 12 de setembro de 1877, o Instituto das Irmãs de São José é fundado no povoado da Providência.

A comunidade prende rapidamente seu impulso e Elisabeth  ficará nele do início até o fim da sua vida. Todos estão de acordo de sublinhar Nela a bondade, a doçura, a serenidade e sobretudo, a transparência do sobrenatural, da união com Deus e do dinamismo da caridade.

Ela faleceu no dia 29 de abril de 1936. Muitas pessoas estão vindo tocar o seu túmulo e pedir-lhe curas. O povo está dizendo : “Ela é uma santa”.

"Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes." (1 Co 1; 27)

Textos associados