Está aqui: Início / Texto associado

As mulheres da Bíblia: Rute

 Rute e o risco de uma vida generosa

Na história de Israel, Rute leva contra sua vontade a herança de um povo maldito. Seus ancestrais entre outras coisas se recusaram a alimentar o povo de Israel na sua caminhada após a saída do Egito. Nunca os Moabitas participaram da assembléia do Senhor. Até, os Moabitas sacrificam até seus filhos aos seus ídolos. Rute foi certamente criada nesta atmosfera pagã. Mas ela se apega tanto a sua sogra Noemi e ao único Deus, que escolhe corajosamente arriscar tudo para seguí-la, na hora da sua volta a Belém, após a morte de seu marido e de seu sogro. Contrariamente às crenças de seu país, ela decide colocar sua fé num Deus que ela não pode ver com seus olhos e confiar plenamente na sua Palavra.

Santa Rute,tu que soubeste entregar tua ida e teu futuro nas mãos do Deus invisível, tu és para nós um grande exemplo de fé, de uma fé transmitida por uma mulher admirável Noemi, que tu adotaste como mãe. Seguindo-a, é Deus que seguiste para perceber muito cedo que Deus te esperava e te precedia na estrada. A ti, que disseste que só a morte te separaria de Noemi e de sua fé, Deus reserva antes de tudo, um marido que sabe reconhecer em ti a mulher virtuosa, e em seguida, um dom infinitamente mais precioso! Deus te escolheu com Booz para conceber e dar à luz ao ancestral do Cristo.

Senhor, abre nossos olhos e nosso coração para a novidade dos sinais que queres nos dar. Pessoas que não crêem, esperam de nós, uma palavra que ilumina seu futuro. Ajuda-nos a nunca julgar os outros pelas aparências. Liberta-nos dos preconceitos que nos impedem de acolher as Rute de nossa vizinhança com o coração aberto de Noemi. Nós arriscaríamos atrasar ou prejudicar o nascimento de Jesus em nosso mundo.

Palavra de Deus:  Rt 1,16-17

Céline Comeau, sjsh

 


Volta à página precedente