Pensamento da semana
A paz que você procura está
no silêncio que você não faz.
- Sabedoria popular
Está aqui: Início / Texto associado
Após ter perdido seu marido e seus filhos, no país de Moab onde se instalaram por causa da fome, Noemi cujo nome significa « minha mansidão» se encontra sem descendência para garantir sua subsistência. Repleta de fé no Senhor, ela entrega completamente a Ele seu futuro e dá às suas noras moabitas o direito de refazer sua vida no seu país de origem.Orpá se prevalece deste direito, enquanto Rute volta com Noemi a Belém e trabalha corajosamente para se sustentar.
Contemplando Noemi, figura legendária da nossa história santa, a gente sente uma grande afeição por esta mulher incomparável, cheia de sabedoria e de realismo cuja fé vivida no cotidiano soube exercer uma grande atração sobre Rute, sua nora. Despojada dela mesma, sabe educá-la para a vida e para os costumes de seu povo dando-lhe seguras orientações sobre sua conduta diante da lei do « levirato» para assegurar uma descendência ao seu filho falecido.
Noemi, os jovens da nossa cultura precisam de nosso enraizamento na fé para perdurarr e produzir frutos além do efêmero, Que nossa vida consagrada ao Cristo seja impregnada de humanidade; de uma humanidade atraente que os convida a escolher os valores que permanecem, Dá-nos a sabedoria necessária para discernir, na cultura atual, campos cheios de espigas nutritiva s das quais poderão fazer um pão gostoso e substancial .Que a fidelidade do Deus que proclamamos se torne inspiradora do seu amor e da sua própria fidelidade.
Palavra de Deus: Rt 1,1-22
Céline Comeau, sjsh