Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Canada / Saint-Ambroise

Saint-Ambroise

1948-1958; 1980-2002



SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
A pequena paróquia de Saint-Ambroise ocupa a parte sul do Manitoba. Ela é mais ou menos a 92 kilômetros no nordoeste de Winnipeg.

PRIMEIRA FUNDAÇÃO
Em 1946, Padre Gérard Lataille OMI, após ter tentado de engajar professoras competentes para sua escola, vem expor à Madre Saint-Jean-Berchmans (Blanche Meunier), superiora geral, a situação da sua paróquia e arrisca de pedir religiosas para Saint-Ambroise.

FUNDADORAS
Irmã Saint-Paul (Rosa Lacroix)
Irmã Saint-Patrice (Adelaide Lautsch)
Irmã Saint-Boniface (Élisa Dufault) se junta ao grupo em novembro
e uma professora leiga, Senhorita Yvonne Gosseye

ACONTECIMENTOS
No dia 12 de maio 1958, de repente o convento queima. As quatro religiosas devem habitar um apartamento até a sua saída definitiva em junho 1958.

REABERTURA DA MSSÃO EM 1980
Em maio 1980, o Padre Hilaire Gagné, solicita novamente irmãs de São José que viriam trabalhar em Saint-Ambroise, com a finalidade de coordenar os programas de catequese, preparar o povo à liturgia, orientar os jovens organizando para eles, finais de semana.
No dia 28 de agosto, os paroquianos de Saint-Ambroise são prontos a receber as duas religiosas indicadas para este trabalho. São: Irmã Claire Ferland e Irmã Bernadette Drapeau.

MISSÃO
As irmãs assumiram numerosas atividades na paróquia: as visitas nas famílias, a iniciação sacramental para os jovens, visitas aos doentes, curso de catequese no dia do domingo, curso de preparação ao casamento, ministra da comunhão à domicílio.

SAÍDA DEFINITIVA DAS IRMÃS
Na primavera de 2002.



Volta à página precedente