Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Canada / Saint-Hyacinthe (ESSJ - Notre-Dame)

Saint-Hyacinthe (ESSJ - Notre-Dame)

1953-1989



FUNDAÇÃO 
Desejando aliviar as primeiras salas de aula das escolas Raymond e Larocque, a Comissão Escolar Girouard pede à Madre Sainte-Madeleine-de-Pazzi (Sara Cordeau) superiora geral, a abertura de uma sala que receberia os alunos após o nono ano.
No terceiro andar da antiga parte da Casa Mãe, dois apartamentos são reservados, um perto do elevador e o outro na frente.

FUNDADORAS
Irmã Aimée-de-l’Eucharistie (Florence Phaneuf)
Irmã Saint-Jean-de-la-Paix (Françoise Phaneuf)
Irmã Angéline-de-Jésus (Jeanne Asselin)

MUDANÇA 
O número dos alunos crescendo, o local torna-se pequeno.  No mês de setembro de 1954, a escola organiza outros locais na rua da Bruère, em cima da lavanderia.  Em 1960, duas salas de aula são unidas à Escola secundária.  Em 1966, uma mudança geral, a Escola normal não existe mais, então todos os locais da rua Notre-Dame estão servindo para a escola secundária.  Os alunos vão aumentando cada vez mais.  Então em 1984, foi decidido que os alunos do terceiro, quarto e quinto secundário se instalarão nos locais do antigo Instituto Familial.  Em 1991, a Escola mixta inicia com apenas três rapazes. Desde 1992, o número de rapazes se multiplica de maneira notável.  Em 2002, o pavilhão Notre-Dame fecha suas portas e os alunos do primeiro e do segundo secundário se instalarão numa construção nova e mais funcional adjacente ao pavilhão Bourdages : os quais se chamarão pavilhão Elizabeth Bergeron e Dom Moreau.

MISSAO 
O pensionato, a formação integral dos jovens tanto pela instrução, a educação e as atividades complementares se ajustam no decorrer dos anos e as religiosas a assumem com alegria, disponibilidade e competência.

PARTIDA 
Em 1989, as religiosas deixam sua residência para ceder tudo à escola. Em 1994, a religiosa deixa definitivamente o posto de diretora geral e um leigo assume a responsabilidade. 



Volta à página precedente