Pensamento da semana
A paz que você procura está
no silêncio que você não faz.
- Sabedoria popular
Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Canada / Saint-Hyacinthe (Escola normale St-Joseph)
NOTAS HISTÓRICAS
Desde que o Departamento Central dos supervisores católicos não entregam mais diplomas de ensino, o instituto das Irmãs de São José está vendo diminuindo o número de suas candidatas. Assim pensa adquirir um direito obtido a muitos outros : o de possuir uma escola normal.
FUNDAÇÂO
Madre Saint-Jean-Berchmans (Blanche Meunier) e seu Conselho imploram Dom Fabien-Zoël Descelles, bispo de São Jacinto a autorização de fazer um pedido. Dom Arthur Douville, auxiliar serve de advogado perto das autoridades de Québec.
O senhor Jules P. Labarre, inspetor geral das escolas normais, comunica da parte do departamento da Instrução Pública, a autorização de dirigir uma escola normal em São Jacinto.
O instituto não pode assumir no momento as despesas de uma construção. A gente transforma o segundo andar das oficinas, antiga manufactura Chalifoux na rua La Bruère. O juvenato está sendo instalado. O antigo Juvenato abre suas portas às normalistas. Quarenta-duas alunas se matriculam. A escola normal São José nasceu!
FUNDADORAS
Irmã Marie-de-la-Trinité (Jeannette Rajotte), diretora
Irmã Sainte-Séraphine (Albina Lavallée)
Irmã Marie-de-la Salette (Cécile Pelletier)
Irmã Saint-Zacharie (Patricia Bibeau)
Irmã Saint-Sylvestre (Jeanne Sylvestre)
Irmã Saint-Bernard-de-Citeaux (Annette Bernard)
ALGUMAS ESTATÍSTICAS
Normalistas : de 1941-1966 : 1512
Diplomas entregues :
Superior: 58
Complementar: 220
Elementar: 391
Sala de aula «B»: 244
Sala de aula «C»: 482
FECHAMENTO DA ESCOLA
A Escola Normal cumpriu magnificamente sua missão. Fundada para a formação de educadoras cristãs de valor,ela preparou mais de mil que prodigaram sem levar em consideração seu saber e sua dedicação perto da juventude da Região. Em junho 1966, as Superioras Maiores da Congregação respondem a um pedido do Ministério da Educação de fechar essa escola.