Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Canada / Sainte-Geneviève

Sainte-Geneviève

1938-1991



SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
A paróquia de Sainte-Geneviève faz parte da diocese de São Bonifácio.As paróquias de Richer, de Sainte-Anne e de Thibaultville são vizinhas.

FUNDAÇÃO
Os paroquianos de Sainte Geneviève desejam religiosas para ensinar a suas crianças. Em janeiro 1938, o Pároco François Normandin solicita de Dom Emile Yelle, arcebispo - auxiliar de São Bonifácio, a permissão de confiar a escola às religiosas, o que lhe foi concedido. Ele comunica com a Madre Saint-Jean-Berchmans (Blanche Meunier), superiora geral, para conseguir as irmâs de São José. A resposta é favorável. Os paroquianos construirão um convento e as irmãs assumirão a direção no outuno.

FUNDADORAS
Irmã Saint-Pierre-Chrysologue (Noëlla Tougas)
Irmã Louise-de-France (Éva Morin)

MISSÃO
As religiosas consagram seu tempo ao ensino privilegiando os movimentos da Cruzada eucarística e da Juventude estudante católica. Sempre, para a glória de Deus.

PARTIDA
As religiosas se retiram em 1971.

REABERTURA DO CONVENTO (1976)
A paróquia de Sainte-Geneviève não tem padre residente desde 1974. A pedido dos sindicatos e do padre Gérard-M. Lévesque, Madre Catherine Farmer, superiora geral, aceita que as religiosas trabalhem nesta paróquia. Elas assumirão a liturgia e a pastoral e visitarão os doentes. Elas moram na casa paroquial desocupada desde dois anos.

NOVAS RESIDENTES
Irmã Emma Guichon
Irmã Emma Brisson
Irmã Clémence Hutlet

SAÍDA DAS IRMÃS
Em junho 1991.



Volta à página precedente