Pensamento da semana
A paz que você procura está
no silêncio que você não faz.
- Sabedoria popular
Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Outros país / Port-au-Prince
SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
A ilha de Haiti conhecida em certas regiões sob o nome d? Hispanhola, é situada nesta porção do Oceano Atlântico chamada Mar dos Caraibes ou das Antilhas, na entrada do Golfo do México.
Haiti, vem de uma palavra indígena significando terras montanhosas, esta ilha partilha com a Republica Dominicana Ela ocupa terço ocidental e tem uma extensão de 27,750 Km2. Ela é limitada ao norte pelo Oceano Atlântico, ao sul, pelo Mar dos Caraibes ou Antilhas, no oeste, pelo golfo do México, no leste, pela República Dominicana. Ao lado desta última, seus vizinhos imediatos são a Jamaíca (175 km), no sudoeste da sua extrema ponta sul e Cuba (86 km) no Nordoeste.
Port-au-Prince é a capital de Haiti centro administrativo do departamento do Oeste, sobre a Baia de Port -au- Prince, ao pé da montanha da Selle; a população é perto de 2.4 milhões habitantes [estatística de 1999].
A Vila Manrèse é um pouco fora da cidade de Port-au-Prince e é situada a uma hra de distância do aeroporto.
PROJETO
A Vila Manrèse é uma casa de encontro para todos os organismos, sobretudo religiosos, mas também para os leigos que trabalham em Haiti. A gente encontra là, muitos canadenses e haitienses, mas também muitos americanos e outras nacionalidades que se preocupam com a partilha internacional. A Vila Manrèse tem um papel essencial: a hospedagem para os missionários, religiosos ou leigos que se dedicam no país.
ENGAJAMENTO
Nossa irmã Anita Leclerc trabalha com a equipe da Vila Manrèse desde julho 2000. Ela coordena a limpeza da casa que cabe até 100 pessoas ao mesmo tempo e ela favorece um ambiente de silêncio propício ao repouso e ao reciclagem. Ela acolhe também as pessoas de passagem e assume a costura. Para ela, é muito importante proporcionar às pessoas que freqüentam esta casa, momentos agradáveis, para continuar com mais entusiasmo a missão.
Saída em 2004.