Pensamento da semana
A paz que você procura está
no silêncio que você não faz.
- Sabedoria popular
Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Outros país / Djifangor
Em resposta a um pedido expresso de Dom Augustin Sagna, Ziguinchor, uma missão de Igreja, a criação de um juvenato para uma comunidade autóctone do Senegal se concretisa num povoado do interior, Djifangor.
As Irmãs de São José de São Jacinto implantam um colégio de ensino privado católico destinado à formação de juvenistas, colégio aberto igualmente aos musulmanos e aos animistas.
FORMAÇÃO DE JUVENISTAS
O juvenato acolhe candidatas para as Filhas-do- Sagrado-Coração-de-Maria. Em 1983, se juntam aquelas das Filhas da Ressurreição, comunidade nascente do Senegal. Em 1992, na saída das irmãs de São José, 29 religiosas autóctones tinham pronunciado seus votos.
MISSÃO EDUCATIVA
As religiosas ensinam às filhas da 6a séries, nível secundário (equivalente ao nosso 1o secundário). O primeiro ciclo será completo acrescentando um nível por ano (6ª a 3ª).
Durante os dois primeiros anos (1970-1972), o colégio oferecia o último ano do primário a fim de favorecer a educação das filhas oriundas, na maioria do interior.
SERVIÇOS DE SAÚDE
As irmãs trabalharam também numa leprosaria e un posto de saúde.
PASTORAL E AÇÃO COMUNITÁRIA
A partir de 1977, os projetos de inserção no meio social se multiplicam: liturgia, catequese, trabalho com as mulheres, movimentos de jovens.
FUNDADORAS
Irmã Gisèle Bernier
Irmã Sarah Gaucher
Irmã Fernande Deslandes
Irmã Monique Pion
Irmã Monique Millette
PARTIDA DEFINITIVA
Após 22 anos de apostolado, as irmãs deixam definitivamente Djifangor em 1992.