Pensamento da semana
A paz que você procura está
no silêncio que você não faz.
- Sabedoria popular
Está aqui:
Início /
A respeito de
/
Lugares de ação
/
Canada
/
Asbestos
(Escola Castonguay)
HISTÓRICO
A Escola Castonguay situada na rua Chassé, a pouca distância da escola São José. Ela é destinada aos meninos da paróquia St-Isaac-Jogues. É impossível encontrar um tamanho para todas as crianças da paróquia nas duas escolas. Durante alguns anos, os rapazes continuarão de estudar à Saint-Aimé e a escola Castonguay será uma escola mixta, aguardando que uma outra escola seja construída numa futura paróquia.
PEDIDO DE RELIGIOSAS
Em 1953, respondendo ao pedido do senhor Pároco Nazaire Lamarre e dos senhores comissários de Asbestos, Madre Sainte-Madeleine-de-Pazzi (Sara Cordeau), superiora geral das Irmãs de São José de São Jacinto, envia duas irmãs para a escola Castonguay que sera afiliada à escola São José. A nova residência ficará fechada até 1955. As irmãs habitarão a residência da escola São José.
FUNDADORAS
Irmã Saint-Zacharie (Patricia Bibeau)
Irmã Marie-Céline (Rita Rodier)
Irmã Alphonse-de-Jésus (Yolande Bessette)
Irmã Sainte Jeanne-de-France (Jeanne Gagnon)
INSTALAÇÃO NA RESIDÊNCIA
Após ter sido afiliada à escola São José durante dois anos, a escola Castonguay está fechando em 1955. Ela é também afiliada à escola Notre-Dame-de-Toutes-Joies. Então as irmãs estâo habitando na residência perto da escola Castonguay.
PARTIDA
Em julho de 1958, a escola Castonguay é cedida unicamente aos meninos e as religiosas deixam a residência.