Pensamento da semana
A paz que você procura está
no silêncio que você não faz.
- Sabedoria popular
Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Canada / Saint-Paul d'Abbotsford
SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
Esta paróquia, um desmembramento de Saint-Pie, Saint-Césaire, Ange-Gardien e dos «townships» de Milton e de Granby devia chamar-se Saint-Paul Apôtre. Assim constituída, o novo domínio estava medindo 9,6 quilômetros de frente por 11,2 quilômetros de profundeza.
FUNDAÇÃO DO CONVENTO
Em 1925, a Comissão escolar do povoado d’Abbotsford constrói uma magnífica escola de tijolos. Graças às organizações paroquiais, das quais o senhor Padre Azarie Couillard-Després, pároco, constituí-se o responsável ativo e empreendedor, a escola é arrumada para receber religiosas. Apesar de o seu desejo receber as religiosas imediatamente, é somente em 1930 que o Pároco, pode fazer o pedido às irmãs de São José de São Jacinto. Madre Saint-Maxime (Marie-Louise Bouvier) superiora geral, aquiesce ao seu pedido.
CHEGADA DAS IRMÃS
No dia primeiro de setembro de 1930, as quatro fundadoras estão chegando pelo Pacifique Canadien, na estação da localidade. O senhor Daniel Denniss, secretário da Comissão escolar, a senhora Sergius Ménard, esposa do comissário do povoado acolhem as irmãs e as conduzem ao convento.
FUNDADORAS
Irmã Sainte-Marie-Bernard (Alice Bourassa)
Irmã Sainte-Brigitte (Elmire Martel)
Irmã Saint-Éloi (Cora Daunais)
Irmã Saint-Ephrem (Corona Leduc)
PARTIDA
As irmãs deixam definitivamente a paróquia Saint-Paul em junho de 1980 após cinqüenta anos de presença e dedicação no lugar.