Está aqui: Início / A respeito de / Lugares de ação / Outros país / Moundou (Colégio Nossa Senhora do Tchad)

Moundou (Colégio Nossa Senhora do Tchad)

1994-2007

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
O Tchad é um pais da África central. Suas fronteiras: Lybie ao norte, Niger, Nigéria e Cameroun ao oeste, República Centro África ao sul e Soudan ao leste. A capital, Moundou, é situada ao sul à beira do rio Logone.

FUNDAÇÃO
Em setembro de l992, Irmã Jeannine Couture, superiora geral informava os membros da comunidade de uma carta recebida de Dom Mathias N’Garteri, bispo da diocese de Moundou ao Tchad. Sabendo que nossa missão no Senegal era finalizada e que ele mesmo estava procurando uma comunidade religiosa para assumir a coordinação do Colégio Nossa Senhora do Tchad, ele decide de pedir religiosas. Este colégio tinha sido fundado em 1966 e administrado por uma comunidade religiosa francesa: As Irmãs Oblates de Santa Teresa. Faltando de pessoas disponíveis, esta comunidade se retirou do Colégio em 1987.
O pedido foi aprovado, três religiosas vão assumir a missão no Tchad. Serão responsáveis de uma pequena escola secundária privada de moças (a única em todo o país) afim de permitir a essas moças do Tchad de ter acesso a um ensino estável e de qualidade.

FUNDADORAS
Irmã Alzerina Borges Pinto
Irmã Monique Laroche
Irmã Claudette Robert

ENGAJAMENTOS
Num meio multi étnico com numerosas religiões cujas principais são: islamismo, catolicismo, protestantismo, as irmãs trabalharam a dar uma formação à juventude do Tchad e a dar-lhe uma formação para que ela possa participar à vida e ao desenvolvimento de seu meio e de seu país. Uma das nossas irmãs foi diretora deste liceu, administrou o conjunto de dois ciclos conduzindo ao BAC (sistema de educação francesa). Uma outra trabalhou no estabelecimento como bibliotécária e uma outra assumiu as tarefas do secretariado e da cantina de meio-dia.

SAÍDA
Nossas irmãs deixaram o Tchad em junho de 2007.



Volta à página precedente