Abricots

1990-2002



SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
Os Abricots são uma comunidade do departamento da Grand-Anse, no território de Jeremias e também da diocese de Jeremias. A população total dos Abricots : 40.000 habitantes. Esta cidade que parece mais a um povoado é chamado a justo título: ?Paraíso dos Indios?.

FUNDAÇÃO
No dia 22 de junho de 1989, Dom Willy Romélus, bispo de Jeremias, vem expor às autoridades da Congregação, as necessidades da sua diocese. Diante da urgência da situação,as autoridades fazem um apelo à Congregação reunida antes de dar ao bispo, uma resposta final.
Após muitas consultações, apesar da confusão existente em todo o país, elas concluem que a aventura vale a pena. Duas conselheiras delegadas vão nos Abricots em busca de dados exatos.
No dia 02 de dezembro, seis irmãs chegam na comunidade dos Abricots. Por causa da situação política, a escola abrirá suas portas sómente no dia 12 de outubro 1992. As sete salas da maternal à sexta série serão completas no dia 06 de outubro 1997. Duzentos e sessenta e sete alunos freqüentam a escola e todos os professores são haitienses.

FUNDADORAS
Irmã Jeannine Couture
Irmã Marguerite Larocque
Irmã Michelle Gill
Irmã Reine Gosselin
Irmã Anita Leclerc
Irmã Micheline Savoie

MISSÃO
A formação dos professores, o ensino e a educação ocupam três religiosas. Os cuidados da saúde são assumidos por uma enfermeira religiosa. Todas se dedicam na alegria e no amor de Deus e do próximo.

SAÍDA DAS IRMÃS
Uma religiosa deixa definitivamente os Abricots no dia 20 de junho 2002 e a diretora da escola se retira no dia 02 de setembro 2002.
A partir de setembro 2002, a escola dos Abricots será dirigida pela comunidade das pequenas irmãs de Santa Teresa.



Volta à página precedente